sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Remoção segura de arquivos no Mac

Quando você apaga um arquivo (no Mac OS X, enviando para a lixeira e depois esvaziando a lixeira) você não remove totalmente o arquivo (somente o nome do arquivo e sua localização são removidos do diretório do disco), sendo possível recuperá-lo através de softwares próprios para esta finalidade. Isto pode resultar em acesso indevido a arquivos confidenciais (por exemplo planilhas financeiras, etc...). O Mac OS X implementa a remoção segura de arquivos, através da função Esvaziamento seguro da lixeira.
 
Quando você opta por este método, o sistema operacional sobrescreve sete vezes o local do disco onde estava o arquivo, tornando extremamente difícil sua recuperação. Este método está em conformidade com os padrões de sanitização de mídias magnéticas do Departmento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos.

Caso você deseje mais segurança, e maior controle sobre a exclusão dos arquivos, pode optar por produtos adicionais, tais como o Permanent Eraser. Este aplicativo implementa o Método Gutmann, que sobrescreve os dados apagados 35 vezes, desorganiza o nome original e reduz o tamanho do arquivo a zero, antes de desconectá-lo do sistema.

Nenhum comentário: