quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IDG Now! - 'Web Escura': 80% dos endereços escapam dos filtros de URL


'Web Escura': 80% dos endereços escapam dos filtros de URL

Por Daniela Braun, para o IDG Now!
Publicada em 09 de dezembro de 2009 às 17h26
Atualizada em 10 de dezembro de 2009 às 08h51

Novos domínios internacionais em árabe e mandarim elevarão ameaças nas páginas da "Dark Web", não categorizadas por filtros, alerta Cisco.

A popularidade das redes sociais tem seu lado negro, ou melhor, a "Dark Web", nome dado a uma área dinâmica da web que contém bilhões de páginas, muito usadas por blogs e redes sociais, que não são categorizadas por filtros de bancos de dados tradicionais de URLs (endereços web).

De acordo com o relatório anual de segurança da Cisco, divulgado esta semana, mais de 80% da web pode ser considerada "misteriosa" e a maioria das ameaças de softwares maliciosos trafegam do lado negro da rede.

Leia também:
> Brasil torna-se líder no envio de spam
> Os domínios mais perigosos da web
> Evite golpes online no Natal

A aprovação de novos domínios web internacionais, que usam a escrita de idiomas locais como o mandarim e árabe, em 2010, pode elevar ameaças que exploram endereços online (URLs) na "Dark Web" ("Web Escura"), alerta a norte-americana Cisco em seu relatório anual de segurança.

"Funcionários que acessam sites escondidos na Dark Web (intencionalmente ou não) podem levantar problemas jurídicos, de conformidade e ainda queda de produtividade nas empresas", alerta a empresa.

A "Web Escura" acompanha o ritmo de crescimento da web, que ganha 32 milhões de novos domínios por ano. "Novas tecnologias de identificação de ameaças e conteúdos censuráveis na "Dark Web" estão ajudando as empresas a bloquearem web sites que antes não seriam identificados", afirma Ambika Gadre, diretor de marketing de segurança da Cisco, no relatório da empresa.

O caminho para desvendar as URLs escuras, segundo o especialista, é combinar tecnologias heurísticas capazes de prever o risco de qualquer software malicioso hospedado em um servidor, a softwares antivírus e anti-malware. Outra dica importante é atualizar bancos de dados de URLs com análises de conteúdos em tempo real para identificar sites que não são categorizados.






http://www.linkedin.com/in/aureomonteiro
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
The information in the email is confidential, and intended solely for the addressee.  Access to this email by anyone else is unauthorized.  Any copying or further distribution beyond the original recipient is not intended, and may be unlawful.  The opinions enclosed are those of the sender, and do not necessarily reflect those of any employer and/or partner.

Nenhum comentário: