terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conferência em Copenhague conta com ajuda de Macs para segurança local

Conferência em Copenhague conta com ajuda de Macs para segurança local

escrito por Hagge em 8 de dezembro de 2009

it_photo_87367_42Enquanto os líderes mundiaisdiscutem em Copenhage os rumos a serem tomados para evitar um desastre climático no planeta, a central de comando do departamento de polícia dinamarquês é toda controlada por Macs Pro e Macs mini, que garantem a segurança da cidade e ajudam a controlar e organizar todo o ônus que acompanha um evento deste tamanho, como protestos e manifestações.

O Departamento de Polícia da Dinamarca já usava Macs com presteza desde 1996 rodando o NeXTStep, sistema criado pela empresa de Steve Jobs que veio a evoluir para tornar-se o atual Mac OS X, mas viu-se obrigado a fazer o upgrade porque algumas peças essenciais começaram a ficar escassas no mercado, segundo reporta o site IT Pro.

Após uma extensa pesquisa de quase três anos nas principais capitais européias, o inspetor e líder do projeto Karsten Højgaard acabou voltando de mãos vazias. Sem uma boa alternativa ao sistema atual, a resposta foi procurar o desenvolvedor da solução anterior, que sugeriu a criação de um sistema personalizado usando Macs atuais.

it_photo_87370_42O resultado foi um sucesso: 73 Macs mini e 24 Macs Pro gerenciam de 800 a 1.200 chamadas de emergência de todo a cidade de 1,2 milhões de habitantes, operada por seis a oito funcionários em 14 estações de trabalho equipadas com enormes monitores. "As soluções das outras cidades, inclusive no Reino Unido, eram muito parecidas e tinham problemas com a velocidade e o modo de operação, que necessitava de 30 a 50 pessoas para operar o mesmo número de chamadas", comenta Højgaard.

Segundo o inspetor, os sistemas baseados em Windows não permitiam abrir múltiplas chamadas ao mesmo tempo e eram lerdos para processamento de dados, obrigando os policiais a usar lápis e papel, ao contrário dos Macs, que conseguem lidar com mais de 40 chamadas sem nem sequer engasgar, e completa: "Não encontramos nada parecido no mercado."

Além da sala de operações principal o departamento conta ainda com mais três andares repletos de Macs, um para o CPD (Centro de Processamento de Dados), outro para operações grandes como o evento dessa semana e um terceiro para operaçoes militárias, ambulâncias e emergências.

Ao perguntar se o custo total foi muito grande por usar Macs ao inv;es de PCs, Højgaard diz que "o engraçado é que no final acabou saindo pelo mesmo valor". O próximo passo do departamento é equipar o policiamento com tablets e equipamentos móveis conectados ao servidor central.

Fonte: Mac+ (www.macmais.com.br)

Nenhum comentário: