sexta-feira, 16 de março de 2007

Fotocopiadoras - a nova onda de roubo de identidade

A idéia para este artigo veio de outro publicado na revista CSO Online (http://www.csoonline.com). o artigo intitulado Photocopier Risk: The Next Wave of ID Theft trata de um assunto para o qual muitas vezes deixamos de prestar atenção.
 
As novas fotocopiadoras (digo novas de 5 anos para a atualidade) possuem discos-rígidos internos para armazenamento dos dados de impressão, e esses dados são guardados sem criptografia no disco, ficando acessíveis a qualquer um comn o conhecimento técnico necessário para coletar esses dados, até que o disco atinja sua capacidade e os sobreescreva..
 
Teoricamente, somente o técnico de manutenção poderia ter esse acesso. E se esse técnico tem esse acesso e copia os dados armazenados, ou a impressora vai para manutenção ou ainda, em tempos de terceirização de impressão, a impressora pode sofrer upgrade, e a antiga é retirada com todas as informações dentro, ficando acessíveis ao mundo exterior. No caso de multifuncionais (de grande porte ou pequeno porte), temos o problema adicional de permitir o acesso remoto por meio do fax/modem.
 
Assim, devemos analisar em nosso ambiente os riscos inerentes à utilização desses equipamentos. Outro artigo muito interessante sobre o assunto é Outsourcing Printing Services , que fala sobre os custos e riscos dessa modalidade de serviços.
 
 

Nenhum comentário: