Controle para soluções de mensagens instantâneas
. facilidade de uso
. comunicação on-line
. preço (gratuito, para as soluções públicas)
. criação de grupos de contato
. integração com outros serviços (videoconferência, transferência de arquivos, integração com e-mails)
Atualmente, mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo utilizam-se de soluções de IM, e a previsão é de que em 2006 o uso de IM ultrapasse o uso do e-mail tradicional.
Existem diversos tipos de soluções de IM:
. público/consumer: são as de maior crescimento (AOL, Yahoo, MSN). Funciona em arquitetura cliente/servidor,
. enterprise: soluções restritas ao ambiente empresarial, sem integração com IM público
. hosting: o cliente público ou enterprise faz a conexão a um serviço de hosting externo, que por sua vez redireciona para IM público ou para outro cliente enterprise
. integração enterprise/público: o servidor IM enterprise fica instalado na empresa, mas permite redirecionar para clientes públicos externos
. gateway de monitoramento: o usuário se utiliza de um cliente público, instalado em seu microcomputador, mas o tráfego é monitorado por um gateway de inspeção instalado na empresa
Os principais players do mercado de IM são:
. Público: MSN, AOL, Yahoo, Google Talk
. Enterprise: IBM Lotus IM, Microsoft Live Communications, Jabber
Entretanto, a utilização de IM, principalmente público, acarreta diversas ameaças ao ambiente empresarial:
. propagação de vírus e spyware
. phishing
. denial-of-service
. perda de produtividade
. ausência de criptografia nas mensagens (facilitando sniffing de rede)
. falta de arquivamento e controle de conteúdo das mensagens
Os incidentes de segurança têm crescido ano a ano. Dados da empresa Facetime mostram que houve um crescimento de 2200% em 2005 relativo a 2004, e que os incidentes em janeiro/2006 foram 253% maiores que em janeiro/2005.
Nas empresas, o uso de IM público é uma constante, entretanto na maioria das vezes a instalação foi realizada pelo usuário final, sem controle ou conhecimento das equipes de TI.
Diversas regulamentações consideram o uso de IM como informação oficial da empresa, e portanto sujeitas ao mesmo tipo de controle de e-mail. Podemos citar:
. HIPAA
. SOX
. SEC
. NASD
. GLBA.
Apesar dos riscos, as soluções de IM podem resultar em aumento de produtividade e economia para as empresas, desde que seu uso seja devidamente autorizado e controlado. A utilização de ferramentas de monitoramento podem auxiliar nesta tarefa, para tanto devem possuir características tais como:
. antivírus, antispyware, antiphishing
. bloqueio de conteúdo, palavras, transferência de arquivos
. criptografia
. autenticação integrada (LDAP)
. arquivamento de mensagens e relatórios de uso.
É importante esclarecer aos usuários sobre os riscos associados ao uso de IM público, de modo a obter seu apoio para as medidas de controle que devem ser implantadas. Assim, ao invés de simplesmente bloquear o uso de IM, a equipe de segurança de TI pode transformar este ferramenta em um facilitador de negócios para a empresa, adequando e controlando sua utilização, gerando as políticas de uso e protegendo a empresa de possíveis problemas técnicos ou legais.
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