quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TSE oferece urnas a hackers para testar segurança

16h33 - 10/09/2009

TSE oferece urnas a hackers para testar segurança

 

O Tribunal Superior Eleitoral fará amanhã (11.set.2009) uma audiência pública para testar a segurança das urnas eletrônicas usadas em eleições no Brasil. Segundo informação divulgada hoje, a ideia é fazer um teste de stress nos equipamentos e nos softwares usados, permitindo aos participantes atuarem como verdadeiros hackers –demonstrando se há ou não segurança no modelo brasileiro.

 

Só poderá participar quem se inscrever antecipadamente. Quem tiver interesse, precisa enviar um e-mail para testeseguranca@tse.gov.br e aguardar instruções. Mas, atenção: O prazo para inscrições se encerrahoje, às 18h.

 

Aqui, a íntegra do edital convocando para a audiência de amanhã. No post abaixo, o comunicado do TSE.

 

Trata-se de uma iniciativa positiva do TSE. Há sempre muitas dúvidas sobre a segurança completa das urnas brasileiras. Volta e meia alguém no Congresso reclama que falta transparência e propõe a volta de algum tipo de voto impresso.

 

O problema da recontagem, por exemplo, é algo aparentemente insolúvel. Como se trata de um arquivo digital, não há propriamente recontagem dos votos digitados em uma urna. Quando há um erro de programa, a possibilidade de recontagem inexiste. Essa é uma das razões pelas quais países como os Estados Unidos relutam em adotar urnas eletrônicas de maneira generalizada.

 

E que tal seguir o blog no TwitterAqui, depois clique em "follow" 

 

Por Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: