A lista da CRN "25 executivos mais influentes de 2009" lista profissionais que mudaram o cenário de TI com expansão agressiva das parcerias com canais, aquisições gigantescas, iniciativas inovadoras de cloud computing e vendas fortes mesmo em período econômico ruim. Descubra quem conseguiu entra na lista por seus próprios méritos em 2009.
1. Mark Hurd, presidente, CEO e Presidente da Hewlett-Packard
Você não precisa trabalhar no setor de tecnologia para gostar do CEO da HP, Mark Hurd. Ele é o que a TI tem de mais próximo a um Warren Buffet. Com ele, tudo se resume a vendas, vendas, vendas. Nenhum CEO desta área tem um entendimento melhor sobre a arte de vender.
O que ele fez na HP? Apenas tirou a IBM do topo da pirâmide de empresas de tecnologia e serviços. E agora ele está mirando diretamente na área da Cisco com a linha ProCurve e planeja a aquisição da 3Com por 2,7 bilhões de dólares. Claro que ajuda Hurd o fato dele poder contar com o maior portfólio de produtos e serviços no mundo.
Enquanto outros fornecedores puxaram o tapete dos seus parceiros neste ano, a HP investiu mais para aumentar as vendas, incluindo um esforço focado no SMB. "[O co-fundador da companhia David] Packard costumava dizer: "Se construirmos bons produtos, os clientes irão encontrá-los"", disse Hurd em um evento. "Nós realmente queremos vendê-los também". Vender mais produtos com os parceiros de canal: soa como uma grande estratégia.
2. John Chambers, Chairman e CEO da Cisco Systems
Ninguém tem mais visão com "V" maiúsculo do que John Chambers da Cisco. Ele viu e navegou com a gigante das redes em cada onda desse setor louco por quase duas décadas. Agora ele está buscando atacar a HP com o que ele chama de Unified Computing System (um dispositivo de rede com um servidor blade integrado). Isso não é tudo. Ele pretende fazer da Cisco um dos maiores fornecedores na nuvem, com um conjunto amplo de software agregado pelas várias aquisições. E ele é um grande crente no canal. Como você apostar contra um cara que tem um histórico destes?
3. Larry Ellison, CEO da Oracle
Há uma razão para Larry Ellison ser apaixonado pela cultura japonesa. Ele é o samurai máximo. Ele sobreviveu como fundador e CEO da Oracle por 32 anos e venceu inúmeros concorrentes. Ele gosta de pagar seus vendedores bem e dar-lhes o espaço que precisam para ter sucesso. Ele não pode não ser tão querido pelos canais como são Hurd ou Chambers, mas ele entende de vendas e dos canais. A aquisição da Sun, seu último grande movimento, é vencedor. Brigue com Larry e você vai perder a cabeça.
4. Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve
Tudo bem, sabemos que há mais do que alguns críticos agressivos contra Ben Bernanke. Mas vamos pensar com calma. A crise econômica no mundo inteiro poderia ter sido muito pior sem a mão firme de Bernanke na chefia do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) para tirar a economia da recessão. E, sim, estamos fora da recessão. Quando as empresas começarem a encarar riscos calculados e começarem a contratar novamente, será possível ver um sólido crescimento econômico.
5. Enrique Salem, presidente e CEO da Symantec
Nenhuma outra empresa pode igualar os ganhos feitos pela Symantec neste ano em vendas e operações. Isso se deve em grande parte ao seu presidente e CEO Enrique Salem. Se o chairman da empresa John W. Thompson teve a ousadia de construir uma Symantec maior, então Salem teve a capacidade de fazer tudo crescer. Ele é o executivo certo para o momento certo. Com apenas oito meses como CEO, Salem é capaz de levar a Symantec para voos ainda maiores em 2010.
6. Steve Ballmer, CEO da Microsoft
Steve Ballmer, da Microsoft, teve um desempenho admirável naquele que é, na nossa opinião, o trabalho mais difícil em tecnologia. Ballmer andou no fio da navalha para manter saudáveis as receitas do Microsoft Windows e Office, ao mesmo tempo em que empurra a Microsoft para a nuvem com produtos como o Windows Azure e Microsoft Office Web Apps. Enquanto isso, ele manteve o forte ritmo no crescente negócio de virtualização da empresa com o Hyper-V e aumentou o conflito com o Google com Bing. Enfim, o que nós amamos sobre Ballmer é que ele ainda é um maluco após todos estes anos. O que esperando mesmo da Microsoft: a energia de Steve Ballmer.
7. Rob McKernan, Senior Vice President e Presidente América do Norte, APC Schneider Electric
Quando se trata de energia e refrigeração, não há ninguém que tenha mais energia e seja mais frio do que o presidente da APC América do Norte Rob McKernan. Ele está na vanguarda ao oferecer aos canais todas as ferramentas que precisam para ter os custos de energia e refrigeração do datacenter sob controle, o que não é pouca coisa numa época em que os clientes estão fazendo a reestruturação dos seus datacenters em tempo recorde. Experiência conta nesse setor e ao ver os 16 anos de McKernan na APC chega-se a conclusão de que ele gerou mais dinheiro para os canais em energia e resfriamento do que qualquer outro executivo no setor.
8. Sam Palmisano, presidente e CEO da IBM
Você não pode discutir com o sucesso. É difícil encontrar um executivo que conseguiu um retorno maior sobre o investimento para os seus acionistas neste ano difícil. As ações da IBM começaram o ano em 86,04 dólares e chegaram a 120 dólares em novembro. Ele é o cérebro que fez da IBM uma potência serviços. E a sua aposta SmarterPlanet está gerando grandes frutos. E mais do que isso, ele tem grande aprovação dos canais por ter atualizado a política de canais da IBM. Ele tem uma das melhores mentes do negócio. Nós só queríamos que ele tivesse mais contato com os canais.
9. Paul Maritz, Presidente e CEO da VMware
Em apenas 16 meses no cargo, ele colocou VMware literalmente nas nuvens. A VMware é uma empresa mais forte graças a sua visão para fazer da empresa uma potência de computação em nuvem. Além disso, ele conseguiu reunir a gigante de storage EMC (controladora da VMWare) e a gigante de rede Cisco na parceria com a VMware que pode mudar o cenário da tecnologia. Ele entende de TI e de negócios. Isso significa grandes problemas para seu ex-empregador, a Microsoft.
10. Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab
Há um motivo para chamá-lo de "Kasperskonality". Este génio russo de antivírus reescreveu as regras do jogo da segurança de computadores e criou uma superpotência no setor com a abordagem agressiva no mercado. A estratégia de mãos á obra de Kaspersky se traduziu em inúmeros prêmios para os produtos da empresa. A paixão e motivação de Kaspersky fizeram a empresa manter a sua vantagem técnica mesmo após ter se tornado uma das maiores companhias privadas de segurança no mundo.
11. Kevin Murai, Presidente e CEO da Synnex
Murai usou os seus quase 20 anos de experiência na Ingram Micro para colocar a Synnex em destaque. Isso significa boas notícias para a Synnex e más para a Ingram Micro. Murai alavancou o modelo de baixo custo e a força de vendas da Synnex em busca de mais espaço em um mercado traiçoeiro. Ele também está empurrando a Synnex para áreas que possuem margem mais elevada como serviços gerenciados de impressão e de saúde.
12. Paul Otellini, CEO da Intel
Você tem que tirar o chapéu para o CEO da Intel, Paul Otellini. Ele conseguiu controlar a maior fabricante mundial de chips na maior desaceleração do mercado de PC e servidores. Como ele fez isso? Buscando setores que tem recursos como o de netbooks, com fantástico processador Intel Atom, e também ao permitir uma revolução nas aplicações com a criação do novo programa Atom Developer. Não há nenhum outro CEO que tem tanto o conhecimento de tecnologia como a visão de negócios de Otellini. E ele entende o canal.
13. Greg Spierkel, CEO da Ingram Micro
Muitos distribuidores têm falado sobre os serviços, mas nenhum distribuidor tem ajudado mais os seus parceiros nessa trajetória do que a Ingram Micro. Isto é, em grande parte, devido à visão século 21 de distribuição do CEO Greg Spierkel. Além da visão de futuro, a Ingram também está ajudando seus clientes a entrar na nuvem.
14. Michael e Dan Schwab, co-CEOs da D&H Distributing
Nós gostamos de pensar nestes dois como a dupla Bebeto e Romário do setor de distribuição. Tanto Dan (esquerda) quanto Michael merecem ser elogiados como se tivessem vencido a Copa do Mundo após melhorar o desempenho em campo da D&H, investindo mais nos seus funcionários e parceiros. Os dois irmãos aumentaram em 401 mil dólares os investimentos para os empregados, deram descontos para os parceiros atuarem no setor SMB, prorrogaram o crédito para VARs e até lançaram um programa para ajudar os VARs aproveitarem a oportunidade de estímulo federal nos EUA. A D&H é líder indiscutível nos pequenos e médios provedores de serviços. Aguarde mais gols dessa dupla de ataque da distribuição em 2010.
15. Tally Liu, presidente e CEO da Newegg
Tally Liu é o tipo de executivo que torna esta indústria tão interessante. Poucos fizeram mais para os provedores de soluções e seus clientes. A Newegg está pronta para a nova era de distribuição em que serviços são tudo. Liu, que era contador antes de entrar na Newegg há três anos, tem sido a mão firme que a empresa precisou para ter os documentos necessários para a sua oferta pública de ações ser aceita pela Securities and Exchange Commission (Órgão dos EUA equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil). Ao mesmo tempo, ele manteve o motor da Newegg a mil. Nos primeiros seis meses deste ano, o lucro Newegg subiu 25% para 11,9 milhões de dólares, resultado de um aumento de 7% nas vendas que totalizaram 1,1 bilhão de dólares.
16. Rory Read, presidente e COO da Lenovo
Há uma razão que explica o motivo da Lenovo ter promovido Rory Read para o posto de COO em fevereiro passado, depois de um quarto trimestre terrível. Read é, claramente, um dos melhores gestores de operações disponíveis no mercado. Após assumir controle sobre as operações da Lenovo em fevereiro, ele conseguiu colaborar para que o prejuízo de 97 milhões de dólares no quarto trimestre se tornasse um lucro operacional de 43 milhões de dólares no segundo trimestre fiscal. Ele é o Sr. Conserta tudo. Antes de vir para a Lenovo, ele teve uma bem sucedida carreira de 23 anos na IBM, na qual era pressionado para entregar resultados em situações difíceis. E para isso acontecer, ele sabe que precisa dar aos parceiros o que eles precisam para fazer a venda.
17. Ursula Burns, CEO da Xerox
Não demorou para que a nova CEO da Xerox, Ursula Burns, deixasse a sua marca na empresa. Burns assumiu o comando da empresa famosa pela sua máquina de copiar e impressoras em julho para se tornar a primeira mulher afro-americana a dirigir uma empresa listada na Fortune 500. E, apenas dois meses depois de ter assumido a empresa, ela fechou uma aquisição gigantesca de 6,4 bilhões de dólares pela empresa de BPO Affiliated Computer Services. O negócio mudou o perfil da Xerox; de uma empresa de produtos para um gigante dos serviços. Burns vê o futuro em serviços e quer a Xerox como uma líder do mercado, não seguidor. Como resultado do acordo, a receita de serviços da Xerox vai quase triplicar de 3,5 bilhões de dólares em 2008 para 10 bilhões de dólares em 2010. O grande desafio: garantir que os parceiros da empresa continuem a prosperar. E isso vai demandar muita atenção para evitar conflito de interesses entre os canais e também um discurso afinado nas vendas.
18. Rance Poehler, Presidente da Panasonic Computer Solutions
Conflito com os canais não é um problema para os parceiros Toughbook da Panasonic. Isso porque Rance Poehler, presidente da Panasonic Computer Solutions, defende apaixonadamente o modelo de atuação 100% indireto. As empresas que atuam nesse modelo são poucas, mas Poehler nunca desistiu da estratégia e conseguiu lucros robustos e boas vendas para seus parceiros. Além do mais, Panasonic aumentou a aposta com o H1 Toughbook, produto inovador para o mercado de saúde. Como o próprio Toughbook, a Panasonic está provando que é confiável quando se trata de apoiar os parceiros.
19. Eva Chen, co-fundadora e CEO da Trend Micro
Por 21 anos, a fundadora e CEO da Trend Micro Eva Chen tem mantido a companhia no topo em segurança com um portfólio que vai de consumidores para SMB até as maiores organizações do mundo. A genialidade de Chen está na sua capacidade de levar a tecnologia ao limite para conseguir estar um passo à frente das ameaças. O mais recente foco de Chen: um avanço sem controles para garantir que a Trend Micro seja a líder na proteção da nuvem. Além do aspecto tecnológico, nós mencionamos que ela fez todos os movimentos certos para os canais?
20. Michael Dell, fundador, presidente e CEO da Dell
As coisas mudam. Michael Dell costumava ser considerado alguém contra os canais, mas hoje é fã do modelo. E veja só: Em uma tentativa de compensar a queda que a empresa sofreu no mercado de hardware, a Dell comprou um provedor de soluções. Em um dos maiores negócios do ano, a Dell está pagando 3,9 bilhões de dólares pela Perot Systems, que vai se tornar parte da unidade de serviços da Dell. Mesmo conhecido como o pioneiro do modelo de vendas diretas, o executivo está fazendo o seu melhor para garantir que sua empresa seja conhecida como uma potência do canal.
21. Joe Tucci, CEO da EMC
Joe Tucci é o rei da aquisição. Ninguém em TI tem feito um trabalho melhor na hora de escolher os melhores e mais promissores produtos de tecnologia para combiná-los em uma solução que combine armazenamento, virtualização e computação de nuvem. As últimas peças que Tucci adicionou ao seu quebra-cabeças foram a Data Domain, uma fabricante de softwares de deduplicação que a EMC enfrentou um leilão com a NetApp para comprar, e a FastScale Technology, um fornecedor de software com produtos para aumentar o desempenho e a escalabilidade da infraestruturas de cloud computing.
22. William McCracken, presidente executivo provisório da CA
William McCracken, um veterano de 36 anos da IBM com uma impressionante relação com os canais, tem trabalhado nos bastidores desde que entrou no conselho da empresa para colocar a CA de volta como uma das principais empresas de software. Agora, ele assumiu um papel de mãos na massa depois da aposentadoria do CEO John Swainson neste ano. Não se surpreenda se McCracken ficar no posto por mais tempo, tendo em vista que o board disse que ele vai manter o posto de interino até que um sucessor seja nomeado "a critério do conselho." Parece que o conselho de diretores está aproveitando as habilidades gerenciais McCracken para levar a CA à frente. Isso significa boas notícias para os parceiros da empresa que estejam procurando na CA uma coerência na política para os canais que McCracken estabeleceu na IBM.
23. Steve Jobs, CEO da Apple
A palavra "gênio" é usada sem critério nesses tempos. Em nossa opinião, só há um gênio no ramo da tecnologia e ele é Steve Jobs, da Apple. Ele sabe o que os usuários querem e cria produtos que atendem as necessidades deles - e fez isso mais de uma vez. O que você pode reclamar da força motriz que gerou o Macintosh, o iPod e o iPhone? Mesmo as lojas da Apple tem o seu toque inimitável. Nós apenas gostaríamos que ele tratasse o canal com a mesma paixão que ele tem por todo e qualquer produto Apple.
24. Dave DeWalt, presidente e CEO da McAfee
Nenhum outro CEO acrescentou mais talento oriundo dos canais para a sua equipe do que Dave DeWalt. O veterano da indústria, que construiu um grande negócio em software quando estava na EMC, está determinado a consertar os problemas de canal da McAfee. Para a alegria dos parceiros, DeWalt nomeou o veterano com 10 anos de Cisco Alex Thurber como o novo responsável por canais no mundo da McAfee. Antes disso, DeWalt promoveu Fernando Quintero da América Latina para cuidar dos canais na região das Américas. DeWalt está gerando um renascimento dos canais na McAfee. Isso vai proporcionar aos parceiros da McAfee grandes vendas e lucros.
25. Steve Luczo, Chairman, Presidente e CEO da Seagate
Assumir a maior fabricante de unidade de disco do mundo no meio da maior crise desde a Grande Depressão não é o que podemos chamar de diversão. Mas Luczo, que assumiu como CEO e presidente em janeiro de 2009, parece que está gostando. Ele conseguiu trazer a Seagate de volta para a liderança em discos. Em um ano, Luczo conseguiu 179 milhões de dólares de margem de lucro em vendas de 2,66 bilhões de dólares no primeiro trimestre fiscal da companhia, com impressionante 25% de margem bruta. Pode esperar que Luczo vai modificar a estratégia da Seagate nos canais em 2010 ao mesmo tempo em que testa os limites da tecnologia ao investir em um disco híbrido que combina o modelo tradicional e estado-sólido com a funcionalidade "Instant On".
Leia também: Os 10 micos da tecnologia em 2009 Os 25 executivos mais inovadores de 2009
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