Segurança na Web: qual o melhor navegador?
A todo momento, vemos reportagens sobre novos ataques e falhas nos navegadores (browsers), sejam da Microsoft (Internet Explorer) ou Mozilla (Firefox).
Como sabemos, falhas em produtos de software não são raridade, entretanto existem mecanismos de proteção adicional que podem ser utilizados (firewalls, antivirus e antispyware). Quando estamos em um ambiente empresarial, o administrador de redes pode instalar um proxy, evitando o acesso direto à web, e mesmo realizando a inspeção de conteúdo antes do mesmo chegar à máquina do usuário.
Entretanto, quando temos usuários domésticos, normalmente não existem esses mecanismos de proteção. Apesar de navegadores como Firefox e IE 7.0 possuírem proteção anti-phishing, os mesmos não inspecionam o conteúdo durante o download. Nesse caso, entra em cena o bom e velho Netscape, em sua versão 8.1 para Windows. Leve para navegar, modernizado (abas de navegação, anti-phishing), e ainda permitindo optar pela engine do IE ou do Firefox, esse navegador pode ser uma excelente alternativa. Mas o melhor é novo Security Center, onde podemos configurar diversas opções de segurança, tais como:
. bloqueio de popups
. proteção contra roubo de ID
. verificação de sites
. proteção contra vírus e spyware.
Isso mesmo, ao navegar todos os downloads são inspecionados, pelo produto PestPatrol (que foi adquirido pela CA). Já realizamos testes de simulação de conteúdo malicioso, e todos foram bloqueados. Trata-se de uma característica muito interessante, pois impede que conteúdo malicioso seja introduzido no microcomputador do usuário.
Assim, temos uma excelente alternativa (e gratuita), para os problemas de navegação na web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário